AMBILITAL GARANTE NOVO APOIO DA SOCIEDADE PONTO VERDE PARA SEGUNDA EDIÇÃO DA CAMPANHA V DE VIDRO – RALLY V
Iniciativa pretende aumentar em 10% a reciclagem de embalagens de vidro e reforça o compromisso da AMBILITAL com a sustentabilidade e a economia circular.
A AMBILITAL vai avançar com uma nova edição da campanha V de Vidro – Rally V, depois dos resultados positivos alcançados na primeira edição. O projeto volta a ter o apoio financeiro da Sociedade Ponto Verde, através do programa Rede Recicla+, num valor de 42 mil euros – 63% do investimento total da iniciativa. Este apoio reforçado é um sinal claro da confiança no trabalho que a AMBILITAL tem vindo a desenvolver e no impacto positivo do projeto junto das comunidades.
A edição de 2026 envolverá os municípios de Alcácer do Sal, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, promovendo uma dinâmica de participação comunitária em torno da reciclagem de vidro.
À semelhança da edição anterior, cada município terá associada uma instituição local candidata a um prémio. A lógica é simples: quanto mais embalagens de vidro forem recolhidas e encaminhadas para a reciclagem em cada concelho, maior a hipótese de a instituição desse município ser distinguida. Desta forma, o esforço de cada comunidade traduz-se em benefício direto para quem mais precisa.
Para alcançar estes resultados, a AMBILITAL vai desenvolver um conjunto de ações no terreno:
- Sensibilização do canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés), um setor com elevado potencial de produção de resíduos de embalagens de vidro;
- Ações de proximidade junto da população, levando a mensagem da reciclagem de embalagens diretamente às pessoas;
- Comunicação dirigida, reforçando junto de todos a importância de separar e depositar corretamente as embalagens de vidro.
Com esta nova edição, a AMBILITAL reafirma o seu compromisso com a promoção de comportamentos mais sustentáveis, mobilizando cidadãos, entidades e agentes económicos dos sete municípios envolvidos. O trabalho da AMBILITAL não se limita à recolha e tratamento de resíduos: é também um trabalho de proximidade e de sensibilização, que contribui para o aumento da reciclagem de embalagens de vidro e para o fortalecimento da economia circular na região.